Olhe pela saúde oral do seu animal!

Muitas vezes, cães e gatos sofrem com problemas nos dentes e gengivas. Alguns destes problemas estão ligados a má higiene oral. Outros são provocados por doenças (por ex coriza) ou feridas nos dentes. Algumas raças de cão, como labradors e pastores Alemães, têm um tipo de boca que tem tendência a ficar saudável sem muita atenção.

Outros, particularmente com bocas pequenas, estreitas, ou com dentes uns sobre os outros (poodles, galgos, Yorkshire terriers, pugs) têm muitos mais problemas. Adoptando uma atitude pro-activa com estes tipos de cão pode ajudar a evitar operações dentárias no futuro. Os cães que adoram mastigar bolas de ténis ou pedras podem resultar em dentes caninos e dentes de trás gastos. Os dentes carnassiais (os dentes muito grandes de trás) podem partir por mastigar pedras ou ossos impróprios.

Estes dentes gastos ou partidos podem desenvolver abcessos nas raízes (ai!). Na foto, as raízes destruídas por abcessos estão ilustradas em azul. Os ancestros dos cães, no selvagem, mantiam-se com dentes e gengivas saudáveis pelo consumo da pele e dos ossos das suas vítimas; os dentes seriam escovados numa maneira similar como uma escova de dentes. Dietas modernas, como secas ou húmidas, não fazem a mesma acção.

Gatos também sofrem com abcessos nas raízes de dentes (normalmente os dentes deles partem-se durante lutas, ou com más quedas) e dentes folgados (doença peridental da gengiva). Também têm LROFs (Lesões Reabsorviveis Odontológico Felinas) e doenças ligadas a coriza. LROFs são furos nos dentes junto da linha da gengiva. Podem ser excruciantes. Com o crescimento do furo, a parte superior do dente pode quebrar. As vezes isto só se nota quando vimos uma boca com falta de dentes! Alguns gatos com coriza crónica ou FIV (SIDA felina) têm bocas muito inflamadas. Para uma proporção destes gatos, a extracção dos dentes pode ter muitos benefícios e resultar numa melhora grande.

Acustomar o seu animal a inspecções dentárias desde uma idade jovem, e ter um check-up anual com o veterinário, ajuda a descobrir problemas antes de se tornarem sérios. É importante começar a escovar os dentes ANTES da presença de gengivite avançado! Se usar uma escova de dentes, a acção de escovar é mais crucial do que a escolha de pasta de dentes. Há uma vasta série de elixires orais, pastas, barras, e bolachas dentárias. São todos úteis, mas não fazem milagres, e precisam de ser usados como componentes de uma estratégia.

Prevenção é a melhor cura. Nós oferecemos um check-up dentário grátis. Não espere – “visite-nos”!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close