Como manter a sua veterinária feliz este Natal

Os nossos animais de estimação podem ficar doentes a qualquer dia, e o Natal não e uma excepção.

Mas, há algumas coisas que podemos fazer para reduzir o risco de uma visita evitável á veterinária durante as férias.

Problemas durante as férias do Natal, muitas vezes, implicam que o seu cão ou gato comeu alguma coisa inapropriada.

Aqui temos uma lista de problemas comuns – para manter fora do alcance dos nossos amigos patudos (não é uma lista completa):

Chocolate…. Chocolate branco é inoffensivo, uma moeda de chocolate de leite muito barato, roubada da árvore de Natal não é perigoso, mas chocolate preto pode ser mortal. Se o cão conseguir roubar o seu chocolate, o mais seguro é telefonar ao veterinário/a assim que tenha acontecido, e o ideal será ter consigo informação sobre a % de cacau, a quantidade que comeu, o peso do cão, e quando aconteceu.

Bolos que contêm frutos secos, como bolo Rei ou bolo de Natal estilo Inglês. Estes contêm frutos viníferos. Em alguns cães, passas secas podem ser mortais, provocando insuficiência renal. Ainda não sabemos o princípio tóxico – o mais seguro é evitar que o animal consuma este tipo de produto.

Ossos cozidos de peru/frango – Estes podem perfurar os intestinos.

Fita de Natal – Alguns gatos ADORAM comer fita. Infelizmente, pode provocar que o intestino se dobre, e corta as paredes do intestino – o que seria uma catástrofe.

Espetadas de kebab/ palitos – Totalmente mortais, estes perfuram o estômago e o intestino, provocando furos e sépsis. O cão que, felizmente, passou o palito intacto na foto, subiu na mesa para o roubar.

Pilhas – Incluindo as dos aparelhos auditivos e controlos remotos – muito fácil de mastigar ou engolir – estes contêm zinco, nickel, e químicos corrosivos… o resultado será queimaduras na boca e no oesôfago.

Assalto ao caixote de lixo – dá mais acesso aos itens já referidos em cima. Também, a comida pode estar podre – adicionando vómito, diarrheia, e envenenamento provocado por micotoxin (do fungo) á lista.

Medicamentos contra ressaca…. O paracetamol é super-mortal para os gatos, e o ibuprofeno pode provocar insuficiência renal em cães.

Luzes de Natal, para animais que gostam de mastigar tudo, é uma combinação muito má. Ontém, o gato Timmy sofreu um choque de 220volts por roer os fios das luzes. Causou queimaduras eléctricas na boca, mas de resto estava OK. Felizmente, a dona dele estava presente para desligar a tomada, ou o resultado poderia ser mortal.

Poinsétia/Flor do Natal – Esta planta de Natal pode ser irritante se for ingerida por gatos. Felizmente, o vómito e excesso de saliva param rapidemente, sem tratamento.

Se o seu animal comer alguma coisa estúpida, por favor não deixe até ser tarde demais. Podemos resolver o majoridade dos problemas, se começarmos tratamento imediatamente.

Boas festas, e espero que o ano 2021 seja melhor que 2020!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close