COVID-19 e o seu cão ou gato

Fontes: WSAVA, OIE, ECDPC, AVMA, BVA, IDEXX

Existe vários tipos de coronavíruses. Alguns são específicos para aves e peixes (chamam-se gamma e delta coronavíruses), outros para mamíferos (os alpha e beta coronavíruses). Cães e gatos têm coronvíruses próprios, ambos classificados como alphacoronavíruses. O de cães provoca diarrheia (que por vezes contém sangue). O de gatos é responsável pela doença chamada PIF (Peritonite Infecciosa Felina). Os coronavíruses humanos que nos preocupam em vigor (MERS, SARS, COVID-19) são todos betacoronavíruses – os ingredientes genéticos deles são bastantes diferentes aos alphavíruses.

Para que o vírus provoque doença, o coronavírus tem de fazer mais do que só entrar dentro do corpo. Tem de entrar nas células do corpo, onde pode multiplicar o material genético (ARN, similar a ADN). Para ser descrito como ‘infectado’, o vírus tem de se estar a multiplicar.

O local onde entram numa céllula (os “receptores”) o COVID-19 é muito diferente comparado aos alpha víruses. Acredita-se que é muito baixa a probabilidade de COVID-19 poder infectar naturalmente um cão ou gato.

Há notícias sobre um cão, de 17 anos, em Hong Kong, e um gato na Belgica, que acusaram positivos para COVID-19. Ambos destes animais têm donos com a doença COVID-19. O cão foi testado porque estava em quarentena, o gato porque estava doente com sintomas respiratórios e intestinais. O resultado não está em questão; o teste procura o material genético do COVID-19 e é de alta especificidade. A dúvida é, qual o significado do resultado?

Há uma vasta diferença entre encontrar o vírus no nariz de um cão ou no recto de um gato, e o animal estar “infectado”.

O cão também foi analisado para anticorpos do vírus – para procurar uma reacção do sistema imunitário no cão que confirmaria infecção pelo vírus: não houve nenhuma resposta. O gato melhorou, e não se sabe se foi testado para outras doenças. Muitas doenças, incluindo alergias e gastroenterite podem ser responsáveis pelos sintomas.

Hoje (2 de Abril) o jornal ‘The Guardian’ no RU anunciou um estudo na China, que aparentemente confirmou que gatos podem ser infectados, e potencialmente transmitir aos outros gatos o vírus. Precisamos de extremamente caução na interpretação deste resultado. O estudo envolveu um número muito pequeno de gatos, e receberam uma dosagem muito elevada do vírus. Aparentemente, um gato foi infectado pelos outros. Não sabemos como é que o vírus foi administrado aos gatos (no ar como vapor/ comida/ injecção), e o estudo ainda não foi verificado por outros cientistas. O quanto é relevante esta investigação no mundo real é desconhecida.

O laboratório veterinário global Idexx Laboratories, durante o processo de fabricação de um novo teste, já analisou milhares de amostras de cães e gatos, e todos resultaram em teste NEGATIVO. Se transmissão entre cães/ gatos e humanos estivessem a ocorrer, tínhamos casos pelo mundo inteiro depois de 3 meses desta pandemia. NÃO ESTAMOS.

Nós SABEMOS que o pêlo do seu cão o gato pode transmitir o vírus, na mesma maneira que um carrinho de compras ou puxador. Assim, O SEU CÃO TAMBÉM DEVE DE PRATICAR “DISTÂNCIA SOCIAL”. Se você passear com o seu cão, outras pessoas não devem fazer-lhe festas. Na mesma maneira, não faça festas aos gatos na rua. Que por sua vez também não merecem ser castigados!!

E – sobre passear o seu cão – desde o início da pandemia, os abrigos têm um número reduzido de interessados a adoptar. Há abrigos bons e maus. Um bom vai ajudar que você tenha um “cão para sempre”, ou guia-vos na direcção certa. O meu segundo cão veio do Canil Municipal de Tavira. Foi uma excelente experiência – eu fui para casa com uma cadela socializada, esterilizada, vacinada, análises de sangue feitas, e deu-se muito bem com a minha outra cadela desde o princípio!

Se não for possível adoptar, por favor, considere ser FAT, passear cães como voluntário, ou se os meios ajudarem oferecer assistência financeira – todos os abrigos estão a sofrer. 🙂