Cair em cocó, ou pisar cocó , é horrível.
Apanhar as fezes não é só socialmente correcto fazer; é também muito importante para a saúde de cães, humanos, bovinos e ovinos.
Vários tipos de lombrigas são transmitidas por fezes de cão – algumas como adultas, são visíveis nas fezes, mas outras por ovos, que são microscópicos e são invisíveis a olho nú.
A lombriga Toxocara é encontrada em cachorros e gatinhos, transmitidas pelas mães. Os adultos têm 15cm de comprimento. Se crianças ingerirem os ovos desta lombriga, ou tocarem nas fezes infectadas e passarem nos olhos com os dedos, podem ser infectados.
Além de 63% dos Parques Municipais e caixas de areia em Lisboa terem ovos de Toxocara, não há data especifica para casos ocorridos em humanos em Portugal. Mas, como um exemplo, 15 crianças todos os anos perdem a visão, no Reino Unido, por causa de Toxocara.
Uma análise em Ponte de Lima em 2014 testou amostras de 592 cães. 55 (quase 10%) dos cães tinha Toxocara. 264 (45%) tinha Trichuris, e 216 (36%) Ancilóstomo, ambos que podem infectar humanos.
Ovinos, bem como humanos, podem ser infectados por Céstodes. Infecção com céstodes provoca a perda de peso em ovinos, ficando muito magros e doentes.
Bem como todas estas lombrigas, há um parasita, similar á ameba, chama-se Neospora. Este parasita pode ser portado por cães e provoca abortos nas vacas.
Então – O que fazer?
- Verifique com a veterinária que o seu cão tem desparasitação adequada
- Apanhar as fezes, não as deixe na relva ou no pavimento. Se estiver numa área florestal, ao menos remova-as jogando-as para fora do caminho
- Não as deixe nas áreas onde exista gado